Processo de ensino e aprendizado da matemática
Processo de ensino e aprendizado da matemática
Ao iniciar sua vida escolar, a criança inicia o processo de alfabetização, não só em sua língua materna como também na linguagem Matemática, construindo o seu conhecimento segundo as diferentes etapas de desenvolvimento cognitivo; um bom ensino nesse nível é fundamental.
[...] o aprendizado das crianças
começa muito antes delas frequentarem a escola. Qualquer situação de
aprendizado com a qual a criança se defronta na escola tem sempre uma
história prévia. Por exemplo, as crianças começam a estudar aritmética na
escola, mas muito antes elas tiveram alguma experiência com quantidades –
elas tiveram que lidar com operações de divisão, adição, subtração e
determinação de tamanho. Consequentemente, as crianças têm a sua própria
aritmética pré-escolar, que somente psicólogos míopes podem ignorar (VYGOTSKY,
1989, p. 94-95).
|
O processo de ensino e aprendizagem da Matemática
deve ser bem trabalhado nas escolas, para que futuramente os alunos não
apresentem dificuldades graves, quanto a construção deficiente do pensamento
lógico-abstrato.
Um cuidado metodológico muito importante que o
professor precisa ter, antes de trabalhar com jogos em sala de aula, é de
testá-los, analisando suas próprias jogadas e refletindo sobre os possíveis
erros; assim, terá condições de entender as eventuais dificuldades que os
alunos poderão enfrentar. Contudo, devemos ter um cuidado especial na hora de
escolher jogos, que devem ser interessantes e desafiadores. O conteúdo deve
estar de acordo com o grau de desenvolvimento e ao mesmo tempo, de resolução
possível, portanto, o jogo não deve ser fácil demais e nem tão difícil, para
que os alunos não se desestimulem (BORIN, 1995).
Conforme afirmam FIORENTINI e MIORIM (1996),
O professor não pode subjugar
sua metodologia de ensino a algum tipo de material porque ele é atraente ou
lúdico. Nenhum material é válido por si só. Os materiais e seu emprego sempre
devem estar em segundo plano. A simples introdução de jogos ou atividades no
ensino da matemática não garante uma melhor aprendizagem desta disciplina
(p.9).
|
O trabalho com a matemática em sala de aula
representa um desafio para o professor na medida em que exige que ele o conduza
de forma significativa e estimulante para o aluno. Geralmente as referências
que o professor tem em relação a essa disciplina vêm de sua experiência
pessoal. Muitos deles afirmam que tiveram dificuldades com aquela matemática
tradicionalmente ensinada nas escolas, que tinha como objetivo a transmissão de
regras por meio de intensiva exercitação. Cabe então descobrir novos jeitos de
trabalhar com a matemática, de modo que as pessoas percebam que pensamos
matematicamente o tempo todo, resolvemos problemas durante vários momentos do
dia e somos convidados a pensar de forma lógica cotidianamente. A matemática,
portanto, faz parte da vida e pode ser aprendida de uma maneira dinâmica,
desafiante e divertida.
Comentários
Postar um comentário